Xadrez! Com Robôs e Insetos Gigantes!

intothebreach

Fala, pessoal! Hoje trago para vocês a minha opinião sobre um jogo super maneiro e que faz você se sentir um verdadeiro gênio quando resolve os quebra-cabeças (e um burro quando erra)!

Into the Breach é um jogo independente do tipo Estratégia/Puzzle/Roguelite e que foi lançado recentemente apenas para PC. Ele foi criado pela empresa Subset Games. Eles também criaram o grande sucesso FTL: Faster than Light, um jogo Roguelite de simulação e gerenciamento de naves espaciais.

Enredo

A premissa do jogo é simples. Uma raça de insetos alienígenas gigantes chamada de Vek invadiu a Terra e quase exterminou a humanidade. Então, os sobreviventes usaram uma máquina do tempo para enviar mechas (robôs gigantes como no filme Círculo de Fogo) e pilotos para o passado e tentar, então, deter os Vek e salvar a raça humana.

Gameplay

O jogo se passa numa espécie de tabuleiro dividido em 8×8 quadrados, onde cada espaço contém um tipo de terreno ou estrutura. Os jogadores colocam seus mechas em espaços designados na parte superior do mapa e os Vek aparecem na parte inferior. As estruturas existentes podem ser prédios, indústrias e também podem haver NPCs (personagens não jogáveis) a depender da missão para o mapa.

A partir daí é que entra o diferencial do game. Ao contrário de outros jogos de estratégia de um jogador, onde o jogador é quem irá agir primeiro, neste game quem aje primeiro é o inimigo. No entanto, os Vek apenas se movem durante essa fase.

Após se posicionarem, setas passam a indicar a direção para onde o inimigo pretende atacar e, então, é a vez do jogador. Seu objetivo é analisar o posicionamento do inimigo e suas intenções de ataque e tentar, então, destruir os Vek e impedir que eles causem dano aos prédios de civis e a outros objetivos espalhados pelo mapa. Para isso, o jogador precisará fazer um bom uso das armas dos mechas que muitas vezes possuem a capacidade de forçar os inimigos a se moverem para outros espaços.

Em certos pontos no mapa também aparecerão buracos com terra saindo. Estes locais indicam onde outros inimigos surgirão no início do próximo turno. Qualquer unidade que estiver parada nestes locais receberá um de dano e bloqueará a saída do inimigo, o que é muito vantajoso para o jogador.

Cada mapa também pode ter efeitos especiais como cataclismas e tempestades de raios. Estes efeitos ocorrem em espaços marcados no mapa no início do turno de ataque do inimigo. Geralmente, eles são fatais para qualquer unidade presente nestes locais, portanto o jogador precisa exercer bastante cautela e também tentar tirar vantagens destes eventos.

Cada mecha é controlado por um piloto e os pilotos recebem experiência ao matar inimigos. Ao subir de nível, o piloto ganha uma habilidade especial que irá melhorar o mecha que ele estiver controlando.

Os mechas possui uma barra de vida e um limite de movimentação que pode ser extendido. No começo, a maioria das unidades só pode ser mover três espaços. Caso um mecha sofra dano fatal numa missão, o piloto morre e o mecha é desabilitado pelo resto da missão. Nas próximas missões, caso o jogador sobreviva, o mecha poderá ser utilizado novamente (eles possuem um sistema de pilotagem automático), mas qualquer experiência recebida por ele será perdida.

Ao completar missões e objetivos especiais, o jogador recebe recursos que ele pode usar para melhorar seus mechas e comprar novas armas. A moeda usada é chamada de reputação. Outro recurso muito valioso são os reactor cores (núcleos de reator) que são usados para aprimorar os mechas e destravar bônus ou outras habilidades para as armas equipadas neles. E, por fim, há o grid power que é a sua barra de vida para a campanha. Ela pode ser restaurada com grid energy e caso esteja cheia a energia extra é convertida em grid defense que é uma chance percentual de uma estrutura resistir a um ataque inimigo. Caso o grid power seja reduzido a zero, você perde o jogo (game over).

20180311112529_1
Layout do mapa. A parte de cima mostra o Grid Power e o Grid Defense.

Gráficos

Os gráficos do jogo são em pixel art e são bem legais para o estilo. Eu achei bem legal também e muito bem feito as artes para os pilotos. Cada um tem um rosto bem definido e uma identidade própria, através da arte e de suas falas em texto no jogo (não há dublagem). Se você não curte um estilo gráfico mais retrô vai acabar se desapontando, no entanto.

Trilha Sonora

Eu gostei bastante da trilha sonora. Ela ambienta bem os diversos locais por onde o jogador passa e também adicionam um toque animado e, ao mesmo tempo, tenso às batalhas. Aliás, eu esqueci de mencionar que existem quatro ilhas para o jogador visitar durante o jogo e uma ilha final que contém a última missão. Elas precisam ser destravadas no início, mas após isso o jogador pode visitá-las na ordem que preferir e apenas duas são necessárias para habilitar a ilha final durante uma campanha.

Dificuldade e Fator Replay

Existem várias esquadrões de mechas, pilotos especiais e várias opções de customização para o jogador. O jogo possui um grande fator replay, mas isso é até uma característica comum dos Roguelites.

A dificuldade do jogo vai depender muito da sua capacidade de análise e tomada de decisão. Paciência para analisar bem também é importante. Assim como no xadrez, partidas podem ser facilmente perdidas por jogadas precipitadas e pelo mal posicionamento das unidades no campo. Isso também vai depender dos mechas que estão sendo utilizados, já que cada esquadrão possui um estilo próprio de jogo e a adaptação pode ser complicada. No entanto, mesmo com uma curva de aprendizado alta, o jogo é bem balanceado e justo, na minha opinião.

20180306160827_1
Primeira partida e primeira vitória! Não, eu não levei 8 horas pra vencer, eu só esqueci de pausar o jogo, enquanto fazia as coisas de casa.

Minha Opinião

Este jogo é extremamente divertido de se jogar. Ele estimula muito a sua capacidade de raciocinar e de analisar situações e possibilidades. Muitas vezes é possível encontrar soluções muito criativas para situações, onde tudo parece perdido. E estes momentos fazem você se sentir um gênio! Uma sensação incrível de conquista e vitória transborda em você!

20180306161437_1
Tela de estatísticas após a primeira vitória.

Claro que existem muitas situações em que não há nada que você possa fazer para reverter uma situação ruim, mas isso é quase sempre culpa do próprio jogador pelo mal posicionamento das unidades. Lembre-se que as unidades possuem um limite de por quantos espaços podem se mover. O mal posicionamento no primeiro turno também pode levar a situações catastróficas. Há muito a se considerar.

Este é, de longe, um dos melhores jogos de estratégia que já joguei e eu recomendo bastante. Ele está custando R$ 28,99 na Steam. Quem gosta de jogos de estratégia ou mesmo quem gosta de jogos que fazem você pensar não pode perder a oportunidade de jogar este game. E se gostou da análise, lembre-se de compartilhar nas redes sociais pra ajudar na divulgação e deixe um comentário com a sua opinião! Obrigado por ler e até a próxima postagem!

Deixe um comentário